domingo, 23 de novembro de 2008

No frio das montanhas

Domingo 02 de novembro - Após 4 dias de muito trabalho no frio congelante da Via Del Sale eis que volto a Genova. Fui facilitadora no RIS - Regional Induction Seminar - uma conferencia voltada para capacitação de novos membros.
Faci Team working

Participaram da conferencia uma média de 40 delegados vindos 4 comitês locais do norte da Itália: Genova, Pavia, Torino, Pisa e ainda o grupo de interesse de Bozano. Como o próprio nome diz o RIS é um evento regional, portanto, acontece em diferentes partes da Itália. Por aqui rola um revezamento, cada ano um comitê diferente se responsabiliza por organizar o evento na sua região, esse ano o RIS norte foi preparado pela AIESEC de Pavia.

O RIS muito se assemelha ao nosso famoso Discovery Days no Brasil, especialmente no que se refere ao conteúdo da agenda, a energia do Conference Team e o empenho do OC. No entanto, a estrutura é um pouquinho diferente e foca muito em sessões interativas, especialmente em simulações de como funciona o trabalho na AIESEC.

Sessão AIESEC History

Foi uma experiência muito legal, reencontrei amigos, trabalhei com um time fantástico e aprendi muita coisa. Além disso, fiquei super satisfeita em ver Genova tão bem representada por uma delegação de 9 animados novos membros!Uhuuuuuuuu!!!

Work hard!

Play harder! Delegação de Genova

Global Village

Agora é hora de voltar pra casa e botar a mão na massa!

“Sou brasileira e não desisto nunca!”

Sexta-feira 24 de outubro - O escritório de Genova é um dos mais antigos da AIESEC Itália, possui recursos financeiros e uma infra-estrutura legal, só falta um “pequeno detalhe”: GENTE! Exatamente isso, quando cheguei por aqui encontrei um CL vazio sem nenhum membro ativo pra contar a história. E olha a ironia, na parede tem um certificado de melhor comitê local ganho em 1997. Me pergunto como um escritório que já foi tão bom pôde chegar a essa situação. Mas enfim, agora é hora de botar a mão na massa e fazer o escritório funcionar novamente.

Superando barreiras

O primeiro grande desafio foi realizar todo o recrutamento em duas semanas, o que implica em divulgação, palestras, dinâmicas e entrevistas. Éramos apenas eu e a Eleonora para realizar todo o trabalho. A Eleonora é uma guria da direção nacional da AIESEC Itália e também a coach responsável por Genova.


Foram dias desgastantes, dias de muito stress e muito choro. Pela primeira vez na vida eu não sabia como conduzir a situação, me sentia incapaz de entregar bons resultados. Para agravar a situação, ao contrário do que me disseram quando fui selecionada, os estudantes aqui em Genova não são muito adeptos do inglês. Eu compreendo muito bem o italiano, mas ainda não sou capaz de responder. Perguntava-me todos os dias: Meu Deus o que é que eu estou fazendo aqui?Me dá uma luz!!!



“Foco na solução!” O negócio foi recobrar a calma e focar na solução. Com certeza se você é um Aieseco já ouviu essa frase antes. Vai por mim, funciona! Ao final dos 15 dias tivemos 45 estudantes que se aplicaram no Processo Seletivo dos quais 18 foram selecionados. Detalhe membros de 7 países diferentes: Brasil, Argentina, Hungria, Itália, Albânia, Equador e Marrocos.
AIESEC Genova 2008 ready for the revolution!

Descobrindo o lado de cá

Domingo 12 de outubro – Eis que finalmente desembarco em meu destino final: Genova, situada ao norte da Itália às margens do Mediterrâneo. Coincidência ou não cheguei por aqui num dia muito especial.

Em 12 de outubro de 1492, um certo genovês chamado Cristóvão Colombo chegou as Américas pensando ter alcançado as Índias. Colombo não aportou nas tão sonhadas terras indianas, mas sim em um novo continente. Graças à sua ousadia, exatos 516 anos depois pude eu cruzar o Atlântico no sentido contrário e tenho agora a chance de explorar os mistérios do lado de cá.




Casa do Colombo