sexta-feira, 19 de junho de 2009

Bem-vindos ao XI FICA

Pelas ruas de pedra da antiga capital a melodia dos violões reuni os amantes da boa música e fascina outros tantos que encontra pelo caminho, assim a seresta itinerante avança noite a dentro arrancando aplausos e suspiros saudosos de um tempo onde a vida passava mais devagar.

Durante a mês de junho a pacata Cidade de Goiás é palco do FICA- Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. Na sua 11ª edição o evento traz uma programação variada e abre espaço para discussões importantes sobre a temática ambiental.

Se você gosta de cinema, música de variados gêneros, curti um bom papo com gente dos mais diversos cantos do mundo o lugar é aqui. Nessa edição o FICA traz filmes, entre longas, médias e curtas, vindos de mais de 8 países. Veterana no festival eis me aqui novamente. Faço parte da equipe de intérpretes que auxilia os cineastas internacionais durante os 6 dias do evento.
Acredite quem puder, apesar de ter sido selecionada como intérprete inglês estou aqui como intérprete italiano acompanhando um cineasta de Milão chamado Andrea Di Nardo responsável pelo filme Arrakis.
Quem tiver a fim de acompanhar o festival em tempo real pode acessar: www.radioe.com.br/fica
Ci veddiamo!!!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Por onde andei

Não, eu não abandonei o blog. Apesar do silêncio prolongado e do final das andanças no continente europeu eis me aqui outra vez.
Hoje completam exatos dois meses que estou de volta em solo brasileiro, precisei de um tempo para colocar a vida em ordem, desfazer as malas, arquivar as lembranças e definir novos rumos.

Depois de percorrer 14 cidades em 4 países durante 6 meses voltar pra casa não é uma tarefa das mais simples. Se de um lado você tem a recepção calorosa da família e dos amigos, mata aquele desejo insaciável por carne vermelha e dá graças a Deus pelo arroz e feijão de todo dia, por vezes você também é acometido por crises agudas de saudade e ansiedade.

Saudade da vida que levava do outro lado do oceano que apesar das dificuldades e restrições tinha sempre o constante gostinho de novidade. Saudades dos amigos com os quais se relacionou intensamente e estavam sempre ao seu lado quando as coisas apertavam. Saudades dos lugares que conheceu e dos momentos inesquecíveis que vivenciou.

Ansiedade por não se enquadrar no mundo que aqui ficou. Você foi, voltou, está tudo no seu perfeito lugar, mas ainda assim há algo diferente. E esse algo diferente é exatamente você. Seu ritmo bate agora num compasso diferente é preciso buscar a sincronia e se readaptar.

A sensação de que tudo passou rápido demais e de que ainda havia muito pra se conhecer não é exclusividade da sua cabeça, ela é real e há de se repetir a cada retorno.

Não é fácil deixar o conforto do lar e pegar a estrada. Não é fácil dizer até logo na hora da partida e ainda mais difícil dizer adeus ao retornar. Mas o que foi fácil ou difícil já não importa, você percebe que a experiência valeu mesmo a pena e te deu forças pra continuar, mesmo que o caminho esteja esburacado e cheio de pedregulhos. O negócio é não parar.

Keep walking...