domingo, 1 de março de 2009

BUON APPETITO!

Esqueça os restaurantes por quilo e os tão requisitados fast foods da era moderna, prepare-se para degustar uma a uma as iguarias da culinária italiana e não se esqueça de reservar um espaço para o sagrado cafezinho. Não importa quão atribulada seja a rotina, os italianos fazem questão de sentar-se a mesa e saborear com calma suas refeições sempre regadas a muita pasta, pão, vinho e queijo.

Futebol e Nutella são paixões nacionais. O tradicional creme de chocolate e avelã criado há mais de 50 anos na região de Piemonte pode ser encontrado em todo lugar, ingrediente indispensável em diversas receitas é também um dos principais componentes do café da manhã. Por falar nisso, ai que saudade do nosso pãozinho com manteiga de cada dia!

Logo que cheguei por aqui há pouco mais de dois meses tive a chance de atravessar o país rumo a conferencia nacional da AIESEC na Itália. Saindo de Milão localizada ao norte do país foram 16 horas de trem até a ilha da Sicília. Foi o momento em que percebi o quão diversa é a Itália. No norte se concentram as maiores empresas e instituições financeiras do país, o clima é frio, as pessoas educadas, mas não tão receptivas. Por sua vez, o sul reflete a alma mediterrânea, pessoas sorridentes, dias ensolarados, uma culinária exótica e muito saborosa. Tem-se a impressão que a vida por lá passa mais de vagar.

Coisas que você vai encontrar em todos os lugares

Um italiano bem vestido e um cão bem cuidado.
Os italianos conseguem estar na moda usando tênis e calça jeans, sabem como ninguém escolher os acessórios e inovar nos detalhes. Os cães estão por toda parte, são tratados como parte da família e podem acompanhar os donos até mesmo dentro dos ônibus ou do metrô.

A badalada de um sino e um procedimento burocrático.
Ao longo do dia é possível ouvir o soar de sinos por repetidas vezes, há sempre uma bela igreja pelo caminho. E eu que pensava que o Brasil fosse um país burocrático, aqui é muito mais, precisa-se de papéis pra tudo. E se por algum motivo você decidir reclamar sobre alguma coisa esteja preparado para longas discussões, os italianos são extremamente argumentativos e gostam de expor seu ponto de vista.

A Itália é um país encantador, recheado de paisagens lindíssimas e séculos de história pra contar.
Daniella Barbosa
24 anos
Jornalista e Presidente da AIESEC em Genova
Texto publicado na Revista Gestão em dezembro de 2008. =)

2 comentários:

Ana Carolina disse...

oi, Dani

Reativei meu blogger.

Adorei o texto, me senti andando pelas ruas da Itália

Anônimo disse...

Excelente texto... dá vontade de conhecer esse país lindo!