quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Que gosto tem o pequi?


Caros amigos goianos do pé rachado essa é para vocês!
Durante um evento da AIESEC chamado Exchange Fair fiquei responsável pelo stand da América. Aproveitei pra falar um pouquinho do nosso Goiás e trouxe comigo uma iguaria típica da nossa terra, pequi. Ou melhor patê de pequi que é mais fácil e mais seguro. Imagina os gringos mordendo caroço de pequi?! Não ia ser legal.
Mas enfim, antes de alguém experimentar ouvia sempre a mesma pergunta, tem gosto de que? Pequi tem gosto de pequi oras, não tem como comparar com outra coisa!Experimenta vai!!!
Então... segundo os que degustaram pequi tem gosto de:

"Abacaxi com queijo"
"Retrogusto de ananas" ( O que vem a ser retrogusto?Bah, não faço idéia!!!Não conseguiram me explicar)
"Manga com gorgonzola"
"Só gorgonzola"
" Abacaxi com maracujá"

Dá para acreditar? E pra você, pequi tem gosto de quê?!

11 comentários:

Nobre disse...

olha, eu ouvi falar de pequi uma vez num comercial do santander dizendo que "só que é de goiânia sabe que não se pode morder o pequi", assim como tinha o "só quem é de porto alegre sabe que pechada é uma batida de dois carros"... só faltou eles dizerem "só quem é de porto alegre sabe que batida é o mesmo que vitamina"... hehehe

minha irmã do mato grosso morou um tempo em brasília e trouxe alguns pequis aqui para minha casa... fez um arroz com pequi delicioso. que gosto tem? bom, não soube descrever. mas na mesma hora quando me perguntam se eu já provei, jogo no time dos goianos na resposta: "tem gosto de pequi, tchê! e do que mais seria?"

hehehe!

bjos sua pequizenta!

nobrezito

Nobre disse...

MOMENTO CULTURAL DE ENTRETENIMENTO EM UM DIÁLOGO ENTRE DANI E NOBRE:

DANI PERGUNTA PARA NOBRE: "O que vem a ser 'retrogusto de ananás'?"

NOBRE RESPONDE PARA DANI: "Não sei! Mas o Aurélio sabe, pergunta para ele!"

DANI PERGUNTA PARA AURÉLIO: "Oh, Aurélio, você é minha última esperança! O que vem a ser 'retrogusto de ananás'?"

AURÉLIO FAZ A BUSCA.

LOADING...

AURÉLIO RESPONDE: "Ananás: 1.Pequeno gênero de bromeliáceas da América tropical, dotadas de folhas radiculares ensiformes, flores em racemos terminais, e frutos sincárpicos.
2.Qualquer espécie desse gênero, como, por ex., a Ananas sativus, nativa da América do Sul mas, hoje em dia, largamente cultivada nos trópicos [v. abacaxi1 (1)].
3.Qualquer espécime desse gênero.
4.V. abacaxi1 (2). [Pl.: ananases.]"

DANI FICA INDIGNADA COM AURÉLIO: "Pombas, Aurélio, tu veio me responder uma coisa que eu já sabia... não quero bem saber o que é ananás, mas sim esse tal de 'retrogusto', que droga é essa?"

AURÉLIO REALIZA BUSCAS POR "RETROGUSTO".

LOADING...

AURÉLIO RESPONDE: "Sua busca encontrou zero respostas".

DANI FALA PARA NOBRE: "Bela ajuda hein gaúcho, me gaste um post dos meus comentários no meu blog para não dar em nada!"

NOBRE TENTA AJUDAR DANI: "Algo me diz que não é 'retrogusto', mas sim 'retrogosto'!"

DANI INDAGA DESCONFIADA PARA NOBRE: "Como é que cê sabe, Nobre?"

NOBRE (DE NARIZ EMPINADO): "Intuição nobilística... vai aí, pergunta pro Aurélio o termo 'retrogosto'!"

AURÉLIO REALIZA BUSCA.

LOADING...

AURÉLIO DIZ PARA DANI: "Retrogosto: O sabor específico deixado na boca pelo vinho após alguns instantes de deglutido. Exemplo de frase: 'Nos melhores vinhos o retrogosto persiste por mais tempo'.".

DANI: "Ah!!!!"

NOBRE: "Entendeu, Dani?"

DANI: "Mas claro que entendi... e você?"

NOBRE (ENVERGONHADO): "Eu não... não bebo, minha religião não permite... hehehe!"

DANI: "Olha os valores da organização! (risos!) Mas é fácil, Nobrezito, quem disse isso deve ter provado algum licor de abacaxi e ter ficado com um gosto na boca e comparou esse gosto com o sabor do pequi!"

NOBRE: "Hum... e qual a opinião do Aurélio sobre o sabor do pequi?"

DANI: "Não sei, vamos perguntar..."

NOBRE: "Pois é, o Aurélio sabe tudo, né?"

AURÉLIO REALIZA BUSCA.

LOADING...

AURÉLIO: "Pequi: 1.Árvore da família das cariocaráceas (Caryocar brasiliense), muito grossa e própria dos cerrados. Tem folhas trifolioladas e tomentosas, flores enormes com muitos estames compridos, frutos drupáceos, oleaginosos e aromáticos, estimados como condimento para arroz e para fabricar licor, e madeira amarela, que também poderia ser utilizada. [Sin.: pequizeiro.]
2.O fruto do pequi1"

NOBRE DIZ PARA DANI: "Hum... acho melhor deixar pros teus visitantes do blog definir isso porque pelo Aurélio não deu para entender nada!"

DANI: "Quem é que sabia de tudo mesmo?"

NOBRE: "Hum... tipo assim: Joseph Climber?"

FIM!

hehehehe!

Anônimo disse...

pequi tem o gosto que queremos que ele tenha... é meio inexplicável, incomparável, simplesmente único. Só sei que a boca enche de água quando me lembro do arroz com pequi que a minha mãe faz...
Parabéns Daniella pelo excelente Blog....
um abraço.

Gisy e Candy disse...

Pequi tem gosto de: Saudade, casa, lar, origens, amizade, felicidade,acolhimento... enfim, tem o gosto da minha terrinha querida.

Nao sei definir gastrnomicamente qual seria o gosto do pequi. Na verdade, nem gosto de pequi, mas do caldinho de pequi com arroz. ai, delicia!

Cristiane Mancini disse...

Taí, uma coisa estranha definir um sabor... como explicar qual é o gosto de um chocolate? Dizer que é doce? Não basta, quantos outros doces existem? É complicado...sem contar que cada um interpreta o gosto de um jeito, assim como o cheiro...
O sabor do Pequi é a "materialização" do sabor do Cerrado.
Para ajudar quem não conhece e está prestes a experimentar, peça à pessoa que cheire, o cheiro é a melhor definição do sabor!! E, cá entre nós, o cheiro forte do Pequi irá colaborar, hehehe!!!

Tereza Barreto disse...

Retrogosto = gosto residual.

Aldebaran disse...

Experimentei pequi na geléia, que só tinha como ingredientes o próprio e açúcar. O sabor é muito semelhante à erva doce. Muito p´roximo mesmo, só que não tão intenso na doçura.

Unknown disse...

Aqui no sul, tem um fruto chamado de buthia parece um coquinho,para mim o gosto e o cheiro muito parecido,

Unknown disse...

Eu amo pequi apesar de ser do sudeste já comi muito maravilhoso pra mim ele tem realmente o gosto de abacaxi bem maduro com queijo ralado mais ainda me lembra com o sabor maravilhoso do marolo outra fruta do cerrado

Letícia disse...

Provei pequi e pra mim ele tem gosto de Jaca e como odeio jaca, automáticamente odeio pequi, assim como o caqui, que também acho com gosto de Jaca.

Ju Siqueira disse...

O gosto do Pequi parece muito com o gosto do marolo! Pronto, falei!