terça-feira, 11 de outubro de 2011

Eu, o outono e a Alemanha


Olá pessoal!

Estão com saudades?! Não sei se já deu pra sentir a minha falta do lado de lá, mas do lado de cá posso dizer que a saudade é uma constante companheira e divide espaço com os desafios e as surpresas da minha nova vida em terras germânicas.

O presente post seria batizado com o título "Primeiras Impressões", mas quando dei por mim os dias passaram sem que eu ao menos pudesse contá-los e hoje completa exatamente 1 mês da minha chegada em Hamburgo. Muitos amigos têm cobrado notícias, desculpe a demora e espero que tenham paciência pra ler esse post até o final! Vamos aos detalhes:

A cidade = Hamburgo, outono com cara de inverno, chuva constante entremeada por raros momentos de sol e céu azul, vento congelante, limpeza, organização, áreas verdes, ciclovias por todos os lados e um incrível sistema de transporte público. Pegar ônibus aqui dá até gosto, sempre pontuais e nem nos momentos de pico onde o movimento aumenta você disputa espaço com o passageiro ao lado, no máximo esbarra nele de leve. Para uma brasileira acostumada aos ônibus de Goiânia sempre no melhor estilo lata de sardinha isso aqui é um tanto surreal. Só não é perfeito porque a maioria das vezes o motorista só fala alemão, daí ele não me entente, eu não o entendo e ficamos ali meio desajeitados até ele captar qual o tipo de ticket ao qual estou me referindo. Há dias, como hoje, em que tenho um pouco mais de sorte, o motorista era italiano e ainda por cima falava inglês!

A empresa = Content Fleet, uma start up na área de tecnologia da informação. Basicamente trabalha com construção de websites, produção de conteúdo para alimentar sites sobre os mais diversos assuntos, análises e optimização de ferramentas on-line. Uma empresa moderna, repleta de gente jovem e na qual trabalha-se uma média de 42 hora e meia por semana! Achou que a vida seria mole por aqui né?! Não mesmo! Rapadura é doce, mas não é mole não neguinho!

O trabalho = Sou responsável por um blog sobre videogames chamado Jogo Mania (http://www.jogomania.com.br/). Pensei que escrever sobre o tema seria o meu maior desafio, mas isso tem fluído bem e os resultados do site nesse um mês surpreenderam a todos na empresa, inclusive a mim. A visitação no blog cresceu 200% desde a minha chegada e tivemos um pico de 3.100 visitas/dia. Legal né?! Ótimo, estaria tudo bem se eu não tivesse que enfrentar o desafio qualidade x quantidade. Meus superiores estão felizes com os resultados, mas não querem exatamente que eu produza artigos bem elaborados, estão mais preocupados com o volume produção, por eles copiar artigos do inglês pro português já está de bom tamanho. Mas sou meio osso duro de roer e tenho me mantido firme na postura de jornalista determinada que quer ver as coisas acontecerem na forma correta. Não sei se serei engolida em breve pelo "Sistema", vamos dar tempo ou tempo! Gosto muito do trabalho, mas tenho tido dias de bastante stress!

A casa = Papai do Céu foi muito bom comigo! Divido apto com duas alemãs muito legais, uma quase médica e uma fisioterapeuta, no mínimo estou bem assistida heim! Se ficar doente o socorro mora ao lado! Estamos um pouco distante do centro, em um bairro chamado Bramefeld, mas não posso reclamar pois tem tudo perto! Inclusive um shopping center logo ali na quadra da frente com 3 supermercados dentro! Meu quarto é pequeno, mas aconchegante e me dá aquela sensação de lar doce lar.

O idioma = Pqp! Tenho lá minhas dúvidas se algum dia serei capaz de falar alemão! O "trem" difícil sô!

A AIESEC= Eficiência! A recepção e o suporte deles é de dar inveja a muito escritório da AIESEC espalhado pelo mundo. São receptivos, gostam de festa, não dançam roll calls no dia a dia do CL (segundo eles só nas conferências). É bem verdade que falta aquele nosso calor humano, mas são pessoas muito agradáveis de se conviver. Quem tiver pensando em fazer intercâmbio super recomendo Hamburgo. Ah, antes que eu me esqueça, eles tem apoio do governo alemão e todas as atividades que os trainees fazem relacionada com a sua cultura de origem ou com a cultura alemã são ressarcidas em 50% pelo escritório da AIESEC aqui. Exemplo: o curso de alemão custa 50 euros, você paga, leva o comprovante pra AIESEC e recebe a metade do valor total.

As Curiosidades= Tudo aqui é muito sustentável! As pessoas vão ao mercado com suas ecobags, se você quiser sacolinhas plásticas tem que pagar por cada uma delas! As garrafas de plástico vazias podem ser depositadas em coletor no próprio supermercado, automaticamente é gerado um recibo que te dá desconto na compra de novas garrafas. Ônibus não tem catraca, você compra o bilhete antes de embarcar ou direto com o motorista. Cinema aqui é tudo dublado em alemão! Com raríssimas exceções você consegui assistir a um filme na língua original com legenda. A Gisele Bündchen é muito famosa por aqui, no momento tem o rosto estampados em todos os lugares que você conseguir imaginar!

Gente eu poderia falar sobre mais um monte de coisas, mas acho que por hoje está bom né! Já é tarde e a minha cama está me chamando! =)

Vejo vocês em breve!Beijos e Fiquem com Deus!


4 comentários:

Luiz Gonzaga disse...

Yay! Conversei com um alemão na conferência que eu tava em SP e ele falou que Hamburgo é uma das melhores cidades da Alemanha na opinião dele!

Aquele empresa de Porto Alegre que eu te falei, ThoughtWorks, também tem escritório aí!!!

Sucesso, querida!

renanrigo disse...

Nossa Dani!
Que coisa mais boa ler isso! Fico tão feliz por você ter conseguido ir tão longe (e olha que acredito que você vai ainda mais adiante!).
=)
Pela sua descrição lembrei muito de londres, tirando é claro a parte do alemão, mas acredito que a Europa em si tem aquele passo a frente em sustentabilidade e qualidade em serviço que espero que o Brasil um dia possa alcançar.
Pena somente que o clima daqui fica anos luz de diferença do daí. Meu sonho esse ventinho frio por aqui! hehehehe
Aproveita bastante e muita sorte por aí!!
Beijão

Ana Paula Rosa disse...

Lindo texto. Lindas descrições. Escreva mais para nós. Bjo!

Tô nos 30 disse...

Ai Dani, que lindo!!! Parabéns aí e força nessa sua jornada, em breve sou eu quem embarca para o MT! ;) lembrei dos dias na Rússia, tentando falar russo...eu consegui! Então você vai conseguir falar alemão sim hihihihi. Também vi esta sustentabilidade por lá e achei muito bacana. Adorei seu texto, leve, preciso, sem ser chato. Típico de uma boa jornalista como você. Lamento não ter lhe dado um abraço antes, mas ó FORÇA NA PERUCA! Já está dando tudo certo! Mantenha-nos sempre informados bj bj bj